Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

RN disputa Jogos Escolares Brasileiros 2022 no Rio de Janeiro

01/11/2022

O Rio Grande do Norte vai levar uma delegação com 286 integrantes para a edição 2022 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB'S), no Rio de Janeiro. A competição será realizada entre os dias 1º e 15 de novembro, com representantes de todo o país.


Serão 18 modalidades em disputa este ano: badminton, ginástica artística, ginástica rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, karatê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, atletismo adaptado, ciclismo e natação.


- É com muita alegria que nós estamos, na próxima semana, embarcando 286 participantes para esta que é a segunda edição dos JEB'S nesta retomada. O Rio Grande do Norte vai participar de todas as modalidades, com 223 atletas, 48 técnicos e 15 dirigentes - destacou Gileno Souto, presidente da Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar.


O evento é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e reunirá quase 8 mil pessoas no Rio de Janeiro. No total, serão 5.646 atletas entre 12 e 14 anos de todo o Brasil.


- Nossa delegação está pronta e esperamos bons resultados para o Rio Grande do Norte - reforçou.


Gileno conta que as competições terão como palco o Parque Olímpico da Barra, onde foram realizados os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016. Algumas modalidades serão disputadas na Universidade da Força Aérea (UNIFA), e no Complexo Esportivo de Deodoro.


Gileno lembra que foram promovidas seletivas regionais em parceria com a Subsecretaria de Esporte da Secretaria de Estado da Educação (SEEC) para definir os representantes do RN. O chefe da delegação será o professor Fábio Bezerra, que comandou reunião com atletas, professores e pais na noite de quinta-feira, tirando dúvidas sobre a viagem e as competições.


- Os primeiros colocados nesta seletiva estão embarcando para o Rio. São dois blocos de competição, com nove modalidades em cada, um de 1º a 8 de novembro, e outro de 8 a 15 de novembro - disse o presidente da FNDE.


Os atletas viajam com todos os custos pagos pela CBDE - passagem aérea, hospedagem, alimentação, translado e transporte interno dos jogos.


Fonte: GERN