Domingo, 26 de junho de 2022

FNDE comemora sucesso do Brasileiro Escolar de Atletismo: "Nosso ano começou agora"

22/04/2019
Uma semana após a conclusão do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, a Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar ainda coleciona elogios de dirigentes, treinadores e atletas de todo o país. Em dois dias de evento, Natal recebeu mais de 400 competidores e muitos recordes foram quebrados na pista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A disputa valeu como seletiva para o Mundial da modalidade, que será realizado em Split, na Croácia, de 13 a 19 de maio.

"O sucesso do evento é fruto do esforço e comprometimento de toda a diretoria da FNDE, da nossa equipe local, que se empenhou bastante. Era um evento que não estava na nossa programação do ano, mas a CBDE nos ofereceu devido ao problema com Fortaleza e, de pronto, ligamos para Magnólia Figueiredo e ela topou o desafio. Essa missão foi muito prazerosa, até pela satisfação de todos que trabalharam", falou Gileno Souto, presidente da FNDE.

Francisco Braz, vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, acompanhou todos os dias do evento e destacou que os chefes de delegações aprovaram o formato da competição, a organização, a arbitragem, além dos hotéis e da alimentação oferecidas a todas as pessoas envolvidas no campeonato.

"Só temos que agradecer e enaltecer a parceria com a Confederação Brasileira e a Federação Norte-rio-grandense de Atletismo e a FNDE, do nosso parceiro Gileno Souto. A CBDE fica muito agradecida pelo empenho de todos", falou Francisco Braz. "O evento foi sensacional. O sentimento é de dever cumprido. O indicativo de que a competição foi muito boa é que a comissão disciplinar não teve trabalho nenhum", completou.

Og Robson, representante da CBAt e diretor da competição, também vibrou com o que viu na pista da UFRN e espera que os atletas classificados para o Mundial Escolar na Croácia, em maio, também obtenham sucesso. "O nível da competição foi muito bom. A competição foi um presente que a FNDE deu para o país porque o atletismo agradece muito este tipo de evento, organizado, bem montado, bem estruturado e dando condições aos atletas de base de ter um campeonato desta natureza. É muito importante para todos nós", ressaltou. "A nossa seleção vai forte para o Mundial. A gente pode aguardar bons resultados", reforçou.

Calendário ativado

Ciente de que o esporte amador no Rio Grande do Norte sobrevive do desporto escolar, a FNDE agora dará sequência ao trabalho com as competições nas modalidades de basquete, vôlei, vôlei de praia, natação, futsal, futebol society e handebol, entre os meses de abril e novembro. "O ano da FNDE começou agora. Vamos seguir o ano inteiro com um vasto calendário de competições, sobretudo no momento que a CBDE dá um salto muito bom em termos de orçamento para garantir o melhor para o desporto escolar, para os alunos, que são as estrelas de todos os eventos", concluiu.